Conheça um pouco mais
da minha história
Minha linha do tempo

Ensino médio no Colégio Torres em Recife/PE
O Colégio Torres ficava em frente à CELPE – Companhia Energética de Pernambuco na avenida João de Barros. Nos intervalos das aulas, era no calçadão da CELPE que a gente sentava no chão e batia animados papos sobre política, amores, músicas e tudo mais que nossas mentes juvenis ousassem imaginar.
Estágio na União Nordestina de Apoio a Pequenas Organizações – UNO
Estágio na União Nordestina de Apoio a Pequenas Organizações – UNO em Recife/PE, organização de apoio ao setor informal e microempreendedores, pioneira do microcrédito no País.
O estágio na UNO foi a experiência dos sonhos para qualquer jovem ávida por aprender, como eu. Comecei aos 17 anos, logo no primeiro semestre de Sociologia. Me permitiu conhecer sobre o universo do empreendedorismo na prática, acompanhando grandes profissionais, economistas, sociólogos, etc, no trabalho de assessoria técnica em áreas mais vulneráveis do Recife. Vem desse tempo minha compreensão sobre o significado e impacto econômico e social do empreendedorismo.
Primeira experiência com a Ditadura
Um dos fatos mais marcantes da época da universidade foi o sequestro e tortura, por agentes da ditadura, do colega de turma de Sociologia da UFPE, Edval Nunes, o Cajá, líder de movimento estudantil. Cajá era integrante da Comissão de Justiça e Paz, organizada por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife. Ficou em cárcere privado por 12 meses. Sua prisão gerou repercussão nacional e internacional. Diante da pressão popular, Cajá foi solto e depois, novamente preso, sendo libertado definitivamente em 1 de junho de 1979.
Vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Pernambuco – ABRH/PE
Uma época intensa na minha vida profissional. Como gestora do SEBRAE em Pernambuco, participei ativamente de muitos fóruns e grupos que agregavam profissionais de diversas organizações públicas e privadas em Pernambuco. Sempre buscando contribuir para a valorização das pessoas no meio organizacional.
Selecionada como bolsista para o Programa Chevening
Selecionada como bolsista para o Programa Chevening – Governo Britânico – Mestrado em Administração – Inglaterra.
Registro da fase inicial para o mestrado em Bradford, cumprindo programação de 6 semanas na University of Leeds, para “aclimatação” à cultura local. Vivendo em alojamento para estudantes da própria universidade. Começava minha jornada incrível de aprendizado. A saudade dos filhos aumentava a cada dia. Mas estava imbuída do desafio que teria pela frente.
Palestrante convidada pelo Governo Americano, representando o SEBRAE
Palestrante convidada pelo Governo Americano, representando o SEBRAE, na Conferência “Microenterprise Development in a Globalizing World: a USAID Learning Conference”, proferindo a palestra “Participação Bem-Sucedida das Micro e Pequenas Empresas – MPEs em Cadeias Produtivas”, Washington DC, USA
Obtém o título PhD na University of Bradford School of Management, Inglaterra
Obtém o título PhD na University of Bradford School of Management, Inglaterra, com a tese “A internacionalização de firmas de software: evidências do Brasil. Um modelo integrativo para o estudo do impacto da colaboração em rede no envolvimento internacional por meio de exportações e importações”
Apresentação do paper “Redes de Capital Relacional para Mudanças em Ecossistemas”, em Montreal, Canadá
Apresentação do paper “Redes de Capital Relacional para Mudanças em Ecossistemas” sobre o case de projeto do Sistema Indústria, em parceria com Universidade de Stanford, USA, na Conferência ISPIM Americas Innovation Forum, em Montreal, Canadá