Conheça um pouco mais
da minha história

Minha linha do tempo

Nasci no Rio de Janeiro/RJ

Nasci no Rio de Janeiro/RJ
1960

O cartão da minha chegada, escrito a mão “Rio 1960” pela minha mãe. Quanto carinho…

Infância em São Paulo/SP

Infância em São Paulo/SP
1964

Recordações da 4a. Série Primária na Escola Santa Maria, Diplomanda 1970. A alegria foi ter restabelecido contato, em 2020, com a amiga inseparável da escola, Clóe Camargo. Na foto da turma, com as mãos em meus ombros. Muita emoção.

Ensino médio no Colégio Torres em Recife/PE

Ensino médio no Colégio Torres em Recife/PE
1975

O Colégio Torres ficava em frente à CELPE – Companhia Energética de Pernambuco na avenida João de Barros. Nos intervalos das aulas, era no calçadão da CELPE que a gente sentava no chão e batia animados papos sobre política, amores, músicas e tudo mais que nossas mentes juvenis ousassem imaginar.

Início da vida universitária

Início da vida universitária
1978

Como aluna de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estágio na União Nordestina de Apoio a Pequenas Organizações – UNO

Estágio na União Nordestina de Apoio a Pequenas Organizações – UNO
1978

Estágio na União Nordestina de Apoio a Pequenas Organizações – UNO em Recife/PE, organização de apoio ao setor informal e microempreendedores, pioneira do microcrédito no País.

O estágio na UNO foi a experiência dos sonhos para qualquer jovem ávida por aprender, como eu. Comecei aos 17 anos, logo no primeiro semestre de Sociologia. Me permitiu conhecer sobre o universo do empreendedorismo na prática, acompanhando grandes profissionais, economistas, sociólogos, etc, no trabalho de assessoria técnica em áreas mais vulneráveis do Recife. Vem desse tempo minha compreensão sobre o significado e impacto econômico e social do empreendedorismo.

Primeira experiência com a Ditadura

Primeira experiência com a Ditadura
1978

Um dos fatos mais marcantes da época da universidade foi o sequestro e tortura, por agentes da ditadura, do colega de turma de Sociologia da UFPE, Edval Nunes, o Cajá, líder de movimento estudantil. Cajá era integrante da Comissão de Justiça e Paz, organizada por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife. Ficou em cárcere privado por 12 meses. Sua prisão gerou repercussão nacional e internacional. Diante da pressão popular, Cajá foi solto e depois, novamente preso, sendo libertado definitivamente em 1 de junho de 1979.

Mãe, pela primeira vez, de uma menina

1983

Segurando minha primogênita, Priscila, a Pri, que nasceu em Recife

Início da carreira no SEBRAE como trainee em Pernambuco

1984

O SEBRAE em Pernambuco foi o início da minha escola profissional. Sempre trabalhamos para colocar as micro e pequenas empresas (MPEs) na agenda da opinião pública. Na matéria do Diário de Pernambuco falava sobre a importância da qualificação de pessoas nas MPEs.

Professora da Universidade Metodista de Piracicaba/SP

1986

Foi um desafio e tanto ensinar sociologia, sendo uma jovem mulher de 26 anos, em turmas de graduação de engenharia compostas predominantemente por homens quase da mesma idade que eu. Concluí a experiência com a autoestima fortalecida, pois conquistei o respeito da rapaziada toda.

Coordenação do primeiro projeto no SEBRAE: “Associativismo com as Bordadeiras de Passira/PE”

1987

Coordenação do primeiro projeto no SEBRAE: “Associativismo com as Bordadeiras de Passira/PE”, que se transformou em case de sucesso apresentado em evento nacional

Mãe, pela segunda vez, de um menino

1987

Já mais experiente, segurando o meu garotinho Vitor ainda na maternidade em Olinda

Vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Pernambuco – ABRH/PE

1991

Uma época intensa na minha vida profissional. Como gestora do SEBRAE em Pernambuco, participei ativamente de muitos fóruns e grupos que agregavam profissionais de diversas organizações públicas e privadas em Pernambuco. Sempre buscando contribuir para a valorização das pessoas no meio organizacional.

Selecionada como bolsista para o Programa Chevening

1994

Selecionada como bolsista para o Programa Chevening – Governo Britânico – Mestrado em Administração – Inglaterra.

Registro da fase inicial para o mestrado em Bradford, cumprindo programação de 6 semanas na University of Leeds, para “aclimatação” à cultura local. Vivendo em alojamento para estudantes da própria universidade. Começava minha jornada incrível de aprendizado. A saudade dos filhos aumentava a cada dia. Mas estava imbuída do desafio que teria pela frente.

Conclui o Mestrado em Administração

1995

Conclui o Mestrado em Administração, recebendo o Prêmio Top Student, como aluna laureada, obtendo a maior média geral da turma, na University of Bradford School of Management – Inglaterra

Mãe, pela terceira vez, de uma menina

1998

Com a pequena Marcela na primeira mamada, segurando a certidão de nascimento dela.

Professora do UNICEUB/DF

1998

Foi um desafio imenso conciliar a agenda intensa de trabalho no SEBRAE, durante o dia, e à noite estar à frente de duas disciplinas de graduação. Quase sempre chegava na correria ao estacionamento do UNICEUB.

1º Lugar – Prêmio de Excelência ABED/Embratel

2002

Recebo o 1º Lugar – Prêmio de Excelência ABED/Embratel – Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Categoria Estudo de Caso: “Programa Radiofônico Educativo – A Gente Sabe a Gente Faz” – SEBRAE

Ano residencial com a família, na Inglaterra

2004

Ano residencial com a família, na Inglaterra, para qualificação do PhD na University of Bradford School of Management 

Em frente à nossa casa, em Oakdale Drive, número 11, bairro de Wrose, Bradford. Quanto aprendemos!

Palestrante convidada pelo Governo Americano, representando o SEBRAE

2006

Palestrante convidada pelo Governo Americano, representando o SEBRAE, na Conferência “Microenterprise Development in a Globalizing World: a USAID Learning Conference”, proferindo a palestra “Participação Bem-Sucedida das Micro e Pequenas Empresas – MPEs em Cadeias Produtivas”, Washington DC, USA

Filia-se, pela primeira vez, a um partido político, o PV/DF

2009

Filia-se, pela primeira vez, a um partido político, o PV/DF. Participa do processo eleitoral como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal pelo Partido Verde no DF

Obtém o título PhD na University of Bradford School of Management, Inglaterra

2011

Obtém o título PhD na University of Bradford School of Management, Inglaterra, com a tese “A internacionalização de firmas de software: evidências do Brasil. Um modelo integrativo para o estudo do impacto da colaboração em rede no envolvimento internacional por meio de exportações e importações”

Membro Titular da “Comissão Gestora Nacional do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário”

2011

Membro Titular da “Comissão Gestora Nacional do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário”, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, SENAES, Ministério do Trabalho e Emprego

Membro do Grupo de Trabalho “Cooperação com Populações Atingidas por Situações Climáticas Extremas”

2011

Membro do Grupo de Trabalho “Cooperação com Populações Atingidas por Situações Climáticas Extremas”, coordenado pelo COEP (Programa de Combate à Fome e à Miséria criado pelo sociólogo Betinho), no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Executiva nacional do Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL)

2012

Executiva nacional do Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL), lidera a atuação em rede das entidades com programas, campanhas e parcerias para impacto à indústria nacional e seus trabalhadoras (es)

Participa do Encontro Nacional da Rede Pró Partido

2013

Participa do Encontro Nacional da Rede Pró Partido, em fevereiro, Brasília, que deu origem à Rede Sustentabilidade 

Filia-se ao Partido Socialista Brasileiro no Distrito Federal – PSB/DF

2013

Filia-se ao Partido Socialista Brasileiro no Distrito Federal – PSB/DF, em outubro, em Brasília, em ato de filiação de Marina Silva e outras lideranças da Rede, após indeferimento pelo TSE do registro do partido Rede

Apresentação do paper “Redes de Capital Relacional para Mudanças em Ecossistemas”, em Montreal, Canadá

2014

Apresentação do paper “Redes de Capital Relacional para Mudanças em Ecossistemas” sobre o case de projeto do Sistema Indústria, em parceria com Universidade de Stanford, USA, na Conferência ISPIM Americas Innovation Forum, em Montreal, Canadá

Ministrando cursos e palestras

2021

Cursos e palestras ministrados em igualdade de gênero, direitos humanos e empreendedorismo com mais de 200 pessoas participantes.

Liderança feminina

2021

Líder do Comitê Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil no DF

Projeto Todas Elas da Fundação Assis Chateubriand

2021

Apoiadora do Projeto Todas Elas da Fundação Assis Chateubriand  – FAC de fomento ao empreendedorismo de mulheres  em vulnerabilidade social

Movimento Olhe Ao Redor

2021

Idealizei o Movimento Olhe Ao Redor com realização de campanhas solidárias de doações no DF para ajuda humanitária a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Comissão para Reinvenção do PSB

2021

Integrante da Comissão de Sistematização da Autorreforma do PSB para reinvenção do partido em nível nacional.

Presidente da Executiva da Zonal II do PSB-DF

2021

Eleita Presidente da Executiva da Zonal II do PSB-DF que compreende as regiões de Lago Norte, Varjão, Taquari, Paranoá, Itapoã e Granja do Torto.